11 maio, 2010

Como lidar com o estresse no trabalho?

Quem nunca se viu estressado no trabalho? Seja com o chefe, com o companheiro de trabalho ou até mesmo consigo mesmo? É uma situação que nos deixa muito irritado e sem paciência alguma. Navegando pelo portal do Terra, descobri algumas maneiras que podem auxiliar na busca da paz interior dentro de um ambiente de trabalho. Acho bem válido dar uma lida e tirar alguma lição de tudo isso! Segue á baixo as dicas ultra necessárias.


1) Observe
As pessoas no seu local de trabalho podem servir como espelho da sua saúde física e mental. E pode ser apenas no futuro. Observe principalmente os que estão na mesma empresa ou mesma função há mais tempo e veja como encaram o trabalho e a própria saúde. Reclamações constantes, doenças crônicas como dores de cabeça ou nas costas, estado de espírito, aspecto da pele são alertas de como você pode ficar ou já estar. Segundo escreveu Lona, "você inicia o combate à exaustão quando toma consciência dos efeitos dela sobre si mesmo."

2) Organização
Um local de trabalho adequado para manutenção da saúde do corpo é regra número um. A altura da mesa, cadeira, posição do teclado, tela do computador e de quaisquer outros instrumentos usados deve respeitar a ergonomia de cada um. Isso inclui o condicionador de ar, pois funcionários que trabalham próximo da saída de ar tendem a sofrer com baixas temperaturas, enquanto seus colegas que sentam mais longe reclamam que a refrigeração do ambiente não é eficiente. Manter o local de trabalho organizado e limpo é fundamental para manutenção da boa saúde.

3) Escolher
Se o corpo e a mente estão dando sinais de cansaço, é tempo de se perguntar se a rotina é realmente necessária, se as longas jornadas de trabalho e as crescentes responsabilidades financeiras foram uma escolha ou uma imposição. A autora propõe uma pergunta: você está se recusando a escolher porque está se apegando a uma imagem impossível de si mesmo e sacrificando sua sanidade mental por ela?

4) Cortar as mensagens negativas
Não encare os problemas de maneira fatalista ou sentindo pena de si mesmo, pois tais atitudes abalam confiança e energia necessárias para combater o estresse. Comece a prestar atenção ao que acontece quando pega o vigésimo farol vermelho num dia que está com pressa. Se o que vem à mente é "isso sempre acontece comigo!", mude o pensamento e se pergunte se vale a pena se culpar por causa do trânsito na cidade. O mesmo acontece no trabalho, quando mensagens negativas de fracasso são ditas mentalmente o dia todo quando enfrenta um desafio ou um problema com colega ou chefes. Combate o negativismo encarando as coisas como elas realmente são.

5) Assumir o controle
Em vez de viver como se as exigências dos outros controlassem sua vida ("Meu chefe espera que eu...", "Preciso fazer isso para manter meu emprego"), encare que é impossível fazer tudo o que as outras pessoas esperam que você faça. Assuma o controle dessas exigências delegando, abreviando, estipulando prazos realistas e cortando tarefas desnecessárias. E não abra mão de momentos de lazer ou descanso que são vitais para sentir-se no controle e combater o estresse.


Por hoje é só. Estou com milhões de coisas pra resolver e não sei por onde começar. De qualquer forma vamos seguindo em frente, pois atrás vem gente. Beijaços na bocheca de vocês! E uma ótima terça feira. Continuo louco. Mas acredito que venho achando o caminho da felicidade! :*

6 comentários:

@_mariathais disse...

Adooooorei o post de hoje. Animou meu dia e já deixei meu estress de lado, rsrs.

Beiiiijão, parabéns pelo blog !

Sávia disse...

SUPER válido opost de hoje. Realmente trabalhar requer uma habilidade enorme.
Lidar com colegas de trabalho, chefe e cliente uqe sempre reclama não é mole não.
Eu jah passei por maus bocados no meu antigo emprego, e olha que aonde eu trabalhava é bem tranquilo comprado a outros lugares; isso significa que não importa aonde estamos, sepre tem alguma coisa pra nos atormentar, mas que a calma resolve tudo.
(pelo menos eu acho)
-
BOa terça, Dennys :)

@Savi_ah

Anônimo disse...

Tava falando disso hj.. q coincidência!
aqi no trabalho tem dia q é um stresse só, mas com jeitinho a gnt contorna alí, engole sapo acolá.
e vai convivendo com coisas q ñ nos agradam para o bem de tda equipe!

Boas Dicas Dennys!
vou tentar usa-las e espero q melhore tdo aqi no trabalho.

ÓTIMO DIA *-*
@kateliine

beeah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
beeah disse...

RELAAAAAAAAAAAAAAXA AE ! AHUIEOHUAEHUAEHUI

@biabrangioni

Carol Souza disse...

Uhul super amei tudo isso, enfim, trabalho com meus pais na corretora de seguros deles, e é super estressante porque é muita papelada, muita coisa pra resolver, muita matemática no meio e isso me estressa.