25 março, 2010

Que sono!

Meu Jeová! Não sei o que acontece. Ou até sei. Ando dormindo muito pouco e preciso colocar meu sono em ordem o mais rápido possível!
Acordar cedo, ir trabalhar e depois ir para a faculdade. Rotina que não é nada fácil. Quantas pessoas tem a mesma rotina e também ficam com sono durante o dia? Um monte né? Mas... Se não for assim, não chegamos a lugar nenhum.
O fato é que o sono é super importante para o desenvolvimento das atividades diárias. Precisamos estar dispostos para enfrentar as adversidades do dia á dia.

Dei uma pesquisada na internet e vou colocar algumas dicas para que você tenha uma boa noite se sono! Olhem aí:

Crie uma rotina de transição: Identifique as coisas que você faz antes de dormir, e passe a fazê-las de forma ritual, até o ponto em que comece a executá-la sem pensar. Esta rotina tem potencial de, por associação, passar a induzir seu corpo e mente a preparar-se para o sono. Se ela puder incluir atividades relaxantes, tanto melhor.

Conheça o seu ciclo de sono: e adapte-se a ele: Eu tendo a me sentir sonolento entre as 22 e 23h, e depois este sono passa, retornando só depois da 1h. Se o trem do sono das 22h30 passa (como geralmente acontece), sei que não há o que fazer, e que vou dormir só depois da 1h30 – portanto nem me estresso. Dificilmente consigo lutar contra o ciclo em uma noite isolada, por isso eu o uso a meu favor – e você pode fazer o mesmo, se conhecer o seu.

Nada de relógios luminosos: a não ser que você precise saber as horas durante a madrugada, não deixe visível um relógio luminoso. Se você já está com insônia, saber precisamente o horário a cada momento é um fator de aumento do stress. Há anos eu troquei meu rádio relógio iluminado por outro que só acende quando eu aperto um botão, e assim não fico o acompanhando como se fosse o placar de um jogo em que eu estou perdendo.

Isole os ruídos externos. Mesmo se você consegue pegar no sono, os ruídos externos são um fator de redução da qualidade do sono. Se você não puder isolá-los, tente gerar ruído branco (existem até mesmo CDs de ruído branco contínuo, se você procurar bem), ou ligue um ventilador apontado para a parede.

Cuidado com o que você leva no estômago: Estudos mencionados no artigo indicam que antes de dormir você pode tomar um copo de leite, ou comer uma banana (fontes de melatonina ou de aminoácidos relacionados ao sono), ou água (para matar a sede), mas não é bom tomar suco. A esta altura não precisamos mencionar que bebidas com cafeína ou álcool estão fora da jogada também, certo?

Tome um banho quente 90 minutos antes de ir deitar: Mais uma vez, estamos falando de estudos alheios que indicaram que o banho quente bem antes de ir deitar ajuda na qualidade do sono.

Faça a revisão do dia ANTES de ir deitar: Você fica remoendo os problemas do dia anterior e antecipando os do dia seguinte quando vai deitar? Se quiser manter o hábito, mas deixar de perder o sono por causa dele, antecipe-o! Se for o caso, tome notas das idéias e pendências, para ter certeza de que vai lembrar delas no dia seguinte. E o seu estado de espírito vai determinar se é melhor deixar estas anotações longe da cama, ou perto dela.

Algumas dicas que você pode começar a por em prática e ter uma noite um pouco melhor de sono. Ontem as coisas deram super certos e parece que realmente estão se encaixando no seu devido lugar. Na verdade, a presença de amigos me fortalece e me ajudam muito. é!

Continuo esperando o post de vocês, viu? Mandem para o email suidedos@terra.com.br com o tema que você escolher. Pode escrever o que quiser e mandar para meu email que publico aqui. Ok? Conto com a ajuda de vocês! Um Super, mega, ultra beijo deste louco! Que luta arduamente para ser feliz!

7 comentários:

Senhor Fhodastic disse...

Boas dicas suidedos ;D Prabéns pelo post...

tayna disse...

sou suspeita pra flr de alguma coisa eu ADOROO dormir! nd melhor né?
@thamoreti

KBÇÃO disse...

E ai grande dedos suinos...

Palavras de hj me remetem ao lugar mais gostoso desse mundo: a minha cama.
Que saudade vc me fez sentir dela!! E justo em pleno inicio do dia...
Tudo bem, me conforta saber que ela estará lá, a minha espera, log mais a noite, qdo eu, trincado pelas tarefas diárias, me entrwgarei em seus braços.

Lembrando do post de ontem, indago uma questão: Não seria nossa cama, nossa mais fiel e leal amiga?
Pense comigo...nela choramos nossa pitáquas, reclamamos nossas dores, indagamos nossas dúvidas, realizamos nossas fantasias e o melhor, sonhamos nossas mais devaneiras loucuras!

Ahhh, que saudade da minha caminha....

..e que sono dos infernos bateu agora...culpa sua, viu senhor blogueiro.

abraço
@MRKBCA

Kamila Cabral disse...

Vai dar tudo certo! (yn) E vai chegar um momento que você terá uma visão clara sobre tudo isso Sui.
Hunftp! Acordei com sono! -q
Anotei essas dicas, mas correção ao café [comigo] ele me dá é sono '-'
E também confesso se eu deitar na cama não importa que horas eu durmo! Tem suas exeções mas na maioria das vezes é assim! -q
Tá tendo muita insônia suidedos?
bgs, @mila_cabral *-*

Sycho Klym disse...

Muito bom esse post, vou adotar as medidas, pois meu sono está muito descontrolado fhsdfusdhfuhsdufh
@soschagass

Will disse...

SONO! D:
nem fale nisso.. hj mesmo só consegui acordar oito e pouco então cheguei no colégio na terceira aula \o rs

Em relação as dicas: to super preocupado agora! eu faço tudo que não se pode fazer :( - Eu nunca sei o que fazer antes de dormir, não sei se vejo tv, canto, toco violão..., cada dia to indo pra cama num horário diferente, meu relógio é meu celular que fica comigo na cama (minha mãe diz que um dia ele vai explodir ...), a rua de casa é mto tensa pq tem uns gatos fazendo barulho e tals ¬¬ [SERIO], eu como qualquer besteira que estiver disponivel antes de ir deitar e saio do banho direto pra cama! - TO FERRADO !
a unica coisa que salva é que a ultima coisa que eu penso ao ir dormir é em como foi meu dia. Será que ficar pensando em alguem especial é bom pro sono? HEIN HEIN? \o haha

Aa. eu tenho um método pra dormir bem; ultimamente to deixando sempre a música "Sua Canção" da banda Abril tocando, pois ela me faz pensar só em coisas boas[♥] e tals!


Abraços Dê - bom sono! rs
@willtenorio

Eduardo disse...

Bom dia ^^

Uma das melhores atividades pra se fazer durante a vida!!! xD

Cara, eu acordo todo dia 6:10 pra me arrumar e tomar café e sair no maximo umas 7:15 pra chegar no meu trabalho 8:30 (Dependendo do motorista do ônibus...) Então na segunda, terça e sexta, eu sempre durmo por volta das 22h, quarta e sexta eu fico vendo os programas da MTV ou vendo o jogo do Flamengo 8) , e ai eu só vou dormir meia-noite... Mas eu consigo fazer algo que algumas pessoas não conseguem, eu durmo no ônibus, tanto na ida quanto na volta, por que parece que o meu corpo sabe +/- a hora de viagem e os movimentos dos ônibus, então quando eu acordo tá faltando sempre uns 5 pontos para eu chegar no trabalho, por isso eu nem me preocupo tanto... Mas são boas dicas que eu vou tentar fazer em casa

Suidedos arrasando como sempre nos posts!! Cara você é D+ ^^

Abraços
@Karyetan